Como calcular o preço de compra/venda considerando os tributos incidentes nas operações?

Você sabe como calcular o preço de compra/venda, considerando os tributos incidentes nas operações?

Não, então confira mais nesse artigo que preparamos…

No dia a dia das empresas existe uma grande dificuldade em gerar os pedidos de compras com informações precisas. Um dos principais motivos é a dificuldade em calcular os tributos sobre as operações considerando a atual carga tributária no país.

Os tributos indiretos (ICMS, PIS e COFINS), por exemplo, normalmente são calculados utilizando o método do “cálculo por dentro” (“gross up”), ou seja, soma-se as alíquotas do ICMS + PIS + COFINS e deduz este percentual de uma base cheia (de 100%).  

O resultado será o fator que você poderá utilizar para calcular a carga tributária sobre o preço líquido, veja um exemplo: 12 (ICMS)+ 1,65 (PIS)+ 7,60 (COFINS)= 21,25. 100 – 21,25 = 78,75.

Vamos imaginar a compra de uma mercadoria com preço líquido igual a R$ 1.000,00, basta dividi-lo por 0,7875 que o valor total com os tributos inclusos será de R$ 1.269,84. O mesmo cenário poderá ser utilizado para calcular os tributos incidentes sobre as operações de venda da companhia.

No Cenário SAP como fazemos isso?

Normalmente, no SAP, os pedidos de compras são gerados considerando apenas a exclusão do ICMS do valor da mercadoria (por conta do regime do PIS e COFINS – cumulativo e/ou não cumulativo – aplicável a cada empresa).

Outro ponto importante é identificar a alíquota efetiva do ICMS nas aquisições de fornecedores optantes pelo simples nacional.

Parece simples, mas qualquer erro no cálculo pode destruir valor dentro da empresa (perda de créditos fiscais, recolhimento de imposto a maior, etc.) e/ou expor a companhia a riscos de penalidades, multas e autuações fiscais!

Não sabe por onde começar?

Se você precisar de apoio neste assunto, conte com a Seidor como seu parceiro para lhe auxiliar. Através da Suíte Fiscal 4Tax, é possível realizar ajustes, apurações e validações de todas as etapas de forma automática. Identificando erros, que podem impactar o departamento fiscal, e seguindo as constantes atualizações frente à legislação e à velocidade do Fisco.

Não importando a versão do seu ERP SAP (ECC, S/4 HANA e ACR/TDF), garantindo através dos processos de validação e de verificação dos arquivos, todo o compliance dos dados para que a entrega ocorra em conformidade com a área fiscal.

Além disso, as empresas contam com um suporte e apoio de uma equipe multidisciplinar da Seidor, que avalia constantemente os impactos das mudanças fiscais, sempre disponibilizando atualizações de forma ágil e proativa em todos os produtos.

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